sábado, 17 de janeiro de 2009

Tabela e regulamento do Estadual 2009 são divulgados de forma oficial pela Federação!




A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) se antecipou em 21 dias do prazo-limite de dois meses estipulado pelo Estatuto do Torcedor e divulgou ontem a tabela oficial de jogos do Campeonato Estadual de Futebol profissional 2009, que está marcado para ter início no dia 21 de janeiro. Junto à tabela, a entidade apresentou o regulamento e confirmou o certame em dois turnos, assim como as três vagas de rebaixamento.

A estréia do Potiguar na competição acontecerá longe de Mossoró. O time de Miluir Macedo vai até Natal, onde enfrenta o São Gonçalo do Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, que não receberá o ABC neste dia, já que o alvinegro da capital jogará contra o Santa Cruz no Estádio Iberezão. O adversário do alvirrubro ainda poderá ser modificado se o Potiguar de Parnamirim vencer o recurso que move na justiça desportiva contra o Touro.

Já o Baraúnas inicia o certame próximo aos seus torcedores. Paulo Moroni terá que preparar a equipe tricolor para receber o Alecrim no Estádio Professor Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão, em Mossoró. Todas as seis partidas da primeira rodada terão início às 20h30.

O maior clássico do interior do Estado, entre Potiguar e Baraúnas, irá acontecer somente na sexta rodada, no dia oito de fevereiro, um domingo, no Nogueirão, com mando de campo para o alvirrubro. O chamado 'Clássico Rei' do Rio Grande do Norte, entre ABC e América, tem data confirmada para 15 de fevereiro, na oitava rodada, no Machadão. Apesar de não atuar em seu estádio, o alvinegro tem o mando de campo.

REGULAMENTO - O Campeonato Estadual 2009 será disputado em dois turnos. No primeiro, os times se enfrentam entre si uma única vez em jogos de ida e em fase única. Para elaboração da tabela, privilegiando os critérios técnicos, as equipes classificadas do primeiro ao sexto lugares no Estadual deste ano, ou seja, ABC, Potiguar-M, América, Potyguar-CN, Santa Cruz e Alecrim, terão o benefício do mando de campo em seis jogos deste turno. Ao final, os dois primeiros colocados decidem o turno em jogo único com o mando de campo favorável à equipe com melhor índice técnico, que também terá a vantagem de jogar pelo empate.

No segundo turno, participam somente as seis primeiras equipes classificadas no primeiro turno, com jogos em ida e volta. Serão disputados dez jogos para cada equipe. Os dois primeiros colocados entre os seis decidem o turno em jogo único com o mando de campo pertencendo à equipe melhor colocada, que ainda terá a vantagem de jogar pelo empate. A elaboração final da tabela do Segundo Turno será realizada mediante sorteio público na sede da FNF.

A decisão do campeonato estadual será disputada em duas partidas, pelo sistema de ida e volta, pelas associações vencedoras, respectivamente, do Primeiro e do Segundo turnos, sendo a vencedora deste confronto declarada campeã estadual 2009, com mando de campo da segunda partida para a agremiação com melhor índice técnico em todo o campeonato. Se o campeão dos dois turnos for o mesmo time, o campeonato será encerrado, sendo declarada campeã esta equipe.

REBAIXAMENTO - As três equipes que ao final do Primeiro Turno tiverem obtido o menor número de pontos ganhos e que, conseqüentemente, estejam classificadas em 10º, 11º e 12º lugares entre as participantes, serão rebaixadas para a Segunda Divisão. Excepcionalmente, os times rebaixados poderão disputar o campeonato da 2ª Divisão deste mesmo ano e uma delas, caso seja campeã, retornar à Primeira Divisão em 2010.

Fonte: Gazetadooeste.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário